A Reserva Natural Serra da Pacavira, primeira RPPN do Maciço de Baturité, é também, desde 2009, o primeiro e único Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Ceará.

Com quase cem por cento da área total da propriedade Sítio Horizonte Belo (34,69ha), na localidade Monguba de Cima, município de Pacoti, destinada à conservação e com plano de manejo já aprovado, constitui-se em um espaço único no contexto do bioma Caatinga. Para lá convergem muitas espécies de aves em busca de refúgio nos prolongados meses de estiagem que castigam o sertão nordestino.

Trata-se de uma área totalmente voltada para a conservação e proteção da rica biodiversidade que abriga, aberta à pesquisa e à visitação qualificada.

Atualmente, em parceria com instituições da sociedade civil, estão sendo desenvolvidos esforços para torná-la centro de conhecimento científico e difusora de práticas ambientalmente sustentáveis, com forte ênfase na educação ambiental voltada para as escolas do município.

A Fundação Brasil Cidadão para Educação, Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente, responsável pela conservação e manejo da RPPN, desenvolve também uma série de projetos e ações com foco no desenvolvimento local sustentável no município de Icapuí, litoral leste do Ceará, com o Programa Teia da Sustentabilidade.

Além de vários prêmios e certificações, recebeu em 2016 o Prêmio Muriqui Pessoa Jurídica da RBMA pela contribuição à conservação da natureza.

Em parceria com a UECE e o “Projeto Luz Solidária”, da Coelce, tendo a RPPN como indutora da implantação de tecnologias sociais, a Fundação Brasil Cidadão capacitou 30 profissionais pedreiros na técnica de construção de canteiros biosépticos (fossas ecológicas), um sistema que permite sanear comunidades sem acesso às políticas públicas de saneamento básico, evitando a contaminação do solo. Ao mesmo tempo em que criou uma nova fonte de renda para esses profissionais, contribuiu também para preservar a integridade dos ecossistemas da serra.

Na RIO+20, o Projeto “Mulheres de Corpo e Alga”, da comunidade da praia da Barrinha em Icapuí, recebeu o Selo e o Prêmio “Produto Mata Atlântica”, concedido pela RBMA em reconhecimento à contribuição da Fundação Brasil Cidadão para a sustentabilidade do bioma com o cultivo e o manejo sustentáveis do banco de algas, o 2º maior do Brasil. O Projeto recebeu também o prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais.

Reunião anual de líderes da Fundação AVINA – Rede Marinha Costeira – na RPPN Reserva Natural Serra da Pacavira, 2009. Na ocasião a AQUASIS apresentou o plano de recuperação do Periquito da Cara Suja, então em risco de extinção.

Visita do presidente do CN-RBMA- Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Lino, acompanhado de representantes da SEMA – Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará – 2019.

Visita de campo do Comitê da RBMA/CE para conhecer as potencialidades do Posto Avançado, incluindo o percurso de trilhas – 2019.