O Maciço de Baturité constitui-se num importante refúgio de mata úmida para espécies florestais em meio ao semi-árido nordestino, apresentando “taxa” ameaçados endêmicos e populações isoladas de seus semelhantes por centenas de quilômetros. Representa, assim, uma área de elevada importância para a conservação de espécies de aves, contando com 235 espécies registradas, sendo que desse total 13 estão ameaçadas de extinção.

Somente na RPPN Serra da Pacavira foram identificadas 98 espécies de 36 famílias, sendo que esse valor representa 42% das aves registradas para todo o Maciço.

O bom número de polinizadores como beija-flores e sanhaços, além de muitas outras espécies frugívoras, significa um fator altamente positivo na regeneração da floresta, garantindo eficiente dispersão de sementes.

Dos 13 “taxa” considerados ameaçados no Maciço de Baturité segundo o Livro Vermelho do MMA, 09 foram registrados na RPPN Serra da Pacavira, dos quais 03 constam também nos registros da IUCN como vulneráveis.

Tal riqueza de espécies transformou a região em IBA (Important Bird Area) pela BirdLife internacional.

Espécies Ameaçadas

1. Pintor (Tangara cyanocephala cearensis)
2. Choca-da-mata (Thammophilus caerulenses cearensis)
3. Chupa-dente-do-nordeste (Conopophaga cearae)
4. Jacú-verdadeiro (Penelope jacucaca)
5. Tucaninho-de-baturité (Selenidera gouldii baturitensis)
6. Vira-folha-cearense (Sclerurus cearensis)
7. Periquito-cara-suja (Pyrrhura griseipectus)
8. Uru (Odontophorus capueira plumbeicollis)
9. Maria-do-nordeste (Hemitricus mirandae)
10. Arapaçu-rajado-do-nordeste (Xiphorhynchus atlanticus)
11. Arapaçu-de-lafresnaye (Xiphorhynchus guttatoides gracilirostris)
12. Pintassilgo-do-nordeste (Spinus yarrellii)
13. Arapaçu Rajado do Nordeste (Xiphorhynchus fuscus)

Das 235 espécies registradas no Maciço de Baturité, 98 espécies de 36 famílias são encontradas na RPPN, ou seja, 42% do total. Desse total, 12 espécies estão ameaçadas de extinção, das quais 11 espécies são encontradas na RPPN